#5 Papo de Quintal: o jeitinho brasileiro conquista Cannes
- Mariana Costa
- 30 de jun.
- 2 min de leitura
O quinto e último dia do Cannes Lions 2025 fechou com chave de ouro pro Brasil, com direito a entrevistas, ativações criativas e um painel exclusivo dedicado aos cases brasileiros com ninguém menos que Simon Cook, o CEO do festival.
Chegou a hora de pegar seu café e me acompanhar nas novidades que encerraram o evento. Simbora!
Tecnologia e personalização roubaram a cena
Uma das ativações mais legais do festival ficou por conta da Coca-Cola. A marca apresentou novas funcionalidades de IA que chegam ao Brasil em agosto - um guia inteligente que se adapta a vários formatos e promete facilitar a vida dos designers. E não parou por aí: os visitantes puderam personalizar seus próprios copos da Coca-Cola.

A Amazon também se destacou com sua ativação, onde os participantes criavam seus próprios perfumes com ajuda da inteligência artificial. Uma experiência chiquérrima de criação da própria fragrância, em plena França! Dá o play nesse vídeo (dizem que se você fechar os olhos dá pra imaginar o perfume):
E houve uma tendência interessante este ano: as ativações que mais chamaram atenção foram aquelas com experiências imersivas, construção de comunidade e personalização. Porém, comparado ao ano passado, houve menos investimento em experiências elaboradas e mais distribuição de "brindes" descartáveis - uma contradição e tanto pra um festival que traz a perspectiva de sustentabilidade.
O jeitinho brasileiro que conquistou Cannes
O painel com Simon Cook foi considerado memorável por quem pôde assistir, especialmente por destacar o ano excepcional do Brasil no festival. O país conquistou o título de "País Criativo do Ano" em Cannes, com sessão especial celebrando a retrospectiva dos melhores trabalhos nacionais. E não é pra menos!

A delegação brasileira voltou pra casa carregada de troféus: foram impressionantes 107 no total. Desses, 6 Grand Prix (o prêmio máximo), 1 Titanium Lion, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes.
Essa foi a melhor performance brasileira de todos os tempos em Cannes, superando até mesmo o recorde de 2013! As agências que trouxeram os cobiçados Grand Prix pra casa foram: Africa Creative (2), DM9 (1), Gut (1), Artplan (1) e Droga5 São Paulo (1).
Nosso jeitinho criativo conquistou o mundo mais uma vez. E que venham os próximos anos!



Comentários