top of page

#4 Papo de Quintal: Uma semana se passou e Gambiarra continua viva!

Foram longos dias até aqui. Poderia começar esse texto falando diretamente sobre como é e foi palestrar em Cannes Lions. Mas isso não começou na quarta do dia 18. Foi antes, muito antes. Em janeiro de 2025 nós já recebíamos a confirmação da nossa sessão e tudo começou a tomar forma, sair do papel. Pensamos em cada passo, espaço, formato, roupa, texto… foram longos os dias: choramos, refletimos a grandeza disso, choramos de novo, compartilhamos pouco e nos preparamos muito. Me lembro de dias que misturava Gambiarra, Quintal, trabalho, o Samba (nosso cachorrinho) e o plus da vida real… estresse, era difícil dormir, passamos dias juntando garrafas, testando coisas e jeitos, falando com marcas, escutando muitos nãos, alguns sins, nos embaralhando pra traduzir “Gambiarra” e não, não traduzimos mas explicamos, tornamos palpável, um conceito, não uma receita, uma cultura.

Thiago Costa e Bia Lopes Maria durante a palestra This is Gambiarra. Cannes 2025
Thiago Costa e Bia Lopes Maria durante a palestra This is Gambiarra. Cannes 2025

Quarta às 13:15, Cannes Lions escutou nossa voz. Dois jovens negros, periféricos, trajando uma grife de plástico. Falamos alto, ao som de funk, pandeiro, com graça e muita responsabilidade com a mensagem.

Roupa sob medida feita pela Emilie Martins, da Sardio, que construiu conforme imaginamos para segurar todas as gambiarras.
Roupa sob medida feita pela Emilie Martins, da Sardio, que construiu conforme imaginamos para segurar todas as gambiarras.

Chegamos até aqui, fizemos SIM história em Cannes Lions. Não levamos leão, mas trouxemos conexões que valem ouro, abrimos a discussão, provocamos novos olhares. Thiago Costa

Para nós, Cannes continua. Você ainda vai escutar falar muito sobre Gambiarra. Gambiarra é inovação, é tecnologia, é até afeto. Gambiarra é parte de quem somos, e somos muitos, somos valiosos, diversos, criativos, gigantes. Gambiarra é o nosso jeitinho brasileiro de criar. Esse dia ficará marcado na nossa história. Foi um prazer levar um pouco do nosso país para o mundo. Seguimos…


 
 
 

Comentários


bottom of page