#3 Papo de Quintal: ativações de marcas - oportunidade, movimento e negócio
- Mariana Costa
- 18 de jun.
- 3 min de leitura
Fala, Brasil! O primeiro dia da 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes foi incrível, e hoje é dia de mais um papo quentinho sobre tudo que rolou lá na Riviera Francesa, que se revelou muito mais como um espaço de experiências criativas do que propriamente uma conferência tradicional de publicidade.
No segundo dia do evento, enquanto aconteciam painéis repletos de especialistas discutindo tendências do mercado, a verdadeira agitação estava nas chamadas "ativações" – aquelas experiências que as marcas criam para se conectar com o público de forma memorável. Tô falando de Meta, Reddit, Pinterest, Youtube e mais.
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Na mureta do festival: o que tá dando o que falar
A Meta apresentou uma experiência incrível com inteligência artificial. Os visitantes podem dar comandos de voz enquanto um sistema captura sua imagem facial, criando instantaneamente uma versão personalizada em cenários alternativos – tudo impresso na hora, como uma versão moderna e aprimorada das antigas Polaroids.

No espaço do Reddit, o foco está nas conexões profissionais. Os participantes compartilham suas ideias e a equipe organiza pequenos fóruns para discussão, proporcionando um ambiente perfeito para networking e desenvolvimento de projetos potenciais.
Já o Pinterest transformou seu espaço em um verdadeiro ateliê criativo: personalização de bonés, customização de camisetas, oficinas de colagem e, surpreendentemente, até um serviço de tatuagem – tudo isso acompanhado de um bom cafezinho, que a gente ama.
“Cannes é essa diversidade toda, as marcas querem estar aqui, querem ser vistas, querem mostrar como estão inovando e moldando o mercado, cada uma à sua maneira e proposta” - Thiago Costa
O festival também conta com marcas do setor alimentício, oferecendo desde opções saudáveis, como chás e sucos naturais até guloseimas mais inusitadas, incluindo uma raspadinha com toque alcoólico e sorvetes com sabores bastante peculiares.
Ah, e o investimento das empresas impressiona. YouTube e Vevo montaram estruturas com painéis de LED e programação musical, enquanto o Spotify elevou o nível ao trazer a cantora Cardi B entre outras atrações. Outras plataformas como Netflix, SnapChat, LinkedIn e TikTok fizeram ativações para além dos portões de Cannes, criando listas e fazendo suas ativações em prédios elegantes na vizinhança, por exemplo. Por dentro da premiação: Brasil leva mais dois Grand Prix
O segundo dia do Cannes Lions 2025 foi marcado por conquistas expressivas do Brasil, que acumulou 18 Leões, totalizando 38 prêmios até então. Foram dois Grand Prix conquistados: um pela agência Artplan na categoria Industry Craft e outro pela GUT em Entertainment for Gaming. A delegação brasileira também levou para casa 3 Ouros, 5 Pratas e 8 Bronzes em diversas categorias como: Entertainment, Entertainment for Music, Entertainment for Sport, Design, Digital Craft e Industry Craft.
Um dos destaques da premiação foi a campanha “Corpo Preto”, da Artplan, que levou Ouro ao produzir um curta-metragem inspirado em relatos e dados reais que escancaram como o racismo impacta o dia a dia de pacientes negros nos hospitais brasileiros.
Recado para quem quer conhecer Cannes: é para quem sonha alto (e anda muito!)
Para quem planeja visitar Cannes em edições futuras, a recomendação dos veteranos é: invista em calçados confortáveis, pois as distâncias a percorrer são consideráveis, e vá preparado para experimentar uma variedade de opções gastronômicas disponíveis por todo o festival.
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